Benefícios do Treinamento Funcional para Idosos

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No Brasil, a expectativa de vida nos últimos anos tem aumentado bastante. Se na década de 70 éramos considerados um país com a população em sua maioria formada por jovens, hoje somos um país que começa a tender ao envelhecimento (indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos).

Acompanhando esse crescimento, aumentou-se também o interesse do Estado e os estudos científicos sobre os idosos e como ajudá-los a melhorar a sua qualidade de vida e autonomia na rotina diária.

Dois fatores atrapalham muito a qualidade de vida do idoso. Um é a perda de força e outro a diminuição da massa magra e, em consequência disso, a perda da massa óssea. Tais fatores contribuem significativamente para a redução da autonomia do idoso.

O treinamento funcional pode ser uma ótima ferramenta para prevenir esse mal natural da idade. Um bom treino funcional estimula todas as capacidades físicas, que o idoso vai perdendo ao longo do tempo: força, resistência, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Assim, é possível dizer que esta modalidade de treinamento busca resgatar a capacidade de movimento do idoso, o que contribui significativamente para o controle e alívio das dores, tão frequentes nesta idade.

Treinando os movimentos da vida diária, como subir e descer degraus, sentar e levantar da cadeira, puxar e empurrar objetos, rodar e inclinar o tronco, o idoso estará preparado pra enfrentar os desafios do dia a dia, garantindo autonomia fundamental para um envelhecimento saudável.

Além disso, o idoso fisicamente ativo também obtém melhora da autoestima e uma sensação de autorrealização. São muitos os motivos para optar por uma vidAtiva. Lembremo-nos das palavras de Einstein: “Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. Declare seu amor à vida. Cuide da sua saúde.

FONTE: http://www.proliferj.com.br/blog/posts/2014/8/20/benefcios-do-treinamento-funcional-para-terceira-idade