Cuidados com a Alimentação no Verão. Verão sem Preocupação!

111 0
Nutricionista, Graduada em Nutrição pelo Claretiano Centro Universitário de Batatais, Pós-Graduada em Nutrição e Suplementação Esportiva pela Famerp Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Nutricionista Farmácia Fernando Manipullarium – Batatais Ltda.

Em dezembro inicia-se a estação mais quente e esperada do ano, com altas temperaturas e pancadas de chuvas, ideal para reunir os amigos e família. Com a chegada do verão a diversão é garantida.

Entretanto, juntamente com o calor também existem alguns perigos à saúde que acompanham a estação, como por exemplo a perda de líquidos e sais minerais que afetam o organismo, podendo trazer consequências indesejáveis como: fadiga, dor de cabeça, tontura, indisposição, entre outros.

Ao contrário de outras estações como o inverno, no verão nosso corpo necessita de menos energia, sendo assim o consumo também deve ser menor, por isso devemos tomar cuidado para não ingerirmos alimentos muito calóricos e assim sobrecarregar o organismo, dificultando seu funcionamento.

Esta época do ano é muito propícia à ocorrência de algumas doenças típicas, por isso exige maiores cuidados com a saúde.

A exposição prolongada ao sol é a principal causa de desidratação e envelhecimento da pele, favorecendo o surgimento de doenças. Os dermatologistas recomendam o uso de filtros solares e de barreiras físicas, porém a foto-proteção interna, ou seja, com alimentos também é necessária e importante.

Para evitarmos a desidratação, o ideal é preferirmos os locais arejados, usar roupas leves e ingerir constantemente líquidos. Uma dica é sempre ter por perto uma garrafinha de água e criar o hábito de se hidratar ao longo do dia, ingerir frutas ricas em água nos lanches intermediários também contribui.
Nunca esperem sentir sede para se hidratar!!!

Ao ingerir bebidas alcoólicas e à base de cafeína como os energéticos por exemplo, tomem cuidado! Estas bebidas são diuréticas e favorecem a desidratação natural do corpo, o ideal é intercalar elas com copos de água.

Outro alerta: ao combinar bebidas alcoólicas com frituras, a elevada perda de líquidos causada pelo excesso de calor e álcool contribui para que não ocorra metabolização das gorduras em nosso organismo, prejudicando a digestão, combinado com piscinas e ambientes aquáticos podem causar extremo desconforto estomacal.

Os cuidados especiais em relação à higiene e refrigeração dos alimentos, evitam as infecções e contaminações, afinal as intoxicações alimentares são muito comuns, devido ao aumento de refeições em restaurantes, self service, salgadinhos na praia, petiscos, entre outros que ficam longos períodos expostos à temperatura ambiente, favorecendo a proliferação de microorganismos.

Nem sempre o alimento precisa estar estragado para esta contaminado!! Por isso é importante fazer boas escolhas, priorizando sempre a higiene e boas práticas nutricionais, priorizar os locais de confiança é uma dica, lembrando que a contaminação também pode ocorrer em casa.

Seguem algumas dicas para aproveitar o verão sem preocupação:

– Beba bastante água;
– Cuidado com alto consumo de bebidas alcoólicas;
– Faça no mínimo 4 refeições ao dia (desjejum, almoço, lanche e jantar);
– Prefira alimentos leves, porém adequados nutricionalmente;
– Consuma folhas e legumes no almoço e jantar;
– Cuidado ao comprar alimentos de vendedores ambulantes (verifiquem sempre a qualidade do alimento);
– Prefira roupas leves;
– Passe o maior tempo possível ao ar livre: caminhe, pedale, nade, medite, etc;
– Prefira os alimentos preparados em casa;
– Consuma no mínimo 3 porções de frutas ao dia;
– Evite excesso de atividade física em sol forte.

Um conselho importante vai aos que pretendem correr atrás do prejuízo e emagrecer rapidamente, não deixem para mudar os hábitos alimentares de última hora, quanto antes vocês organizarem as rotinas e ingerirem bons alimentos, mais fácil será suas adaptações à alimentação leve que combina com o verão.

Busque um profissional capacitado para melhor lhe orientar, assim você aproveita cada segundo do verão sem ficar de consciência pesada.

Aproveite seu verão com muita saúde!!

Related Post